Culture Next reúne seis cidades europeias em Aveiro

Sessão pública no Teatro Aveirense | DR

Sessão pública no Teatro Aveirense | DR

O Município de Aveiro acolheu, nos dias 1 e 2 de Outubro, a terceira reunião da rede Culture Next, que a cidade de Aveiro integra enquanto membro fundador. A propósito desta reunião estiveram reunidos em Aveiro dez gestores culturais representantes de seis cidades europeias, designadamente Cluj-Napoca (Roménia), Neringa, Plunge e Klaipeda (Lituânia), Debrecen (Hungria), Leeds (Reino Unido), estando também representadas as cidades de Braga e Faro.

No âmbito desta reunião de trabalho, os membros da Culture Next tiveram oportunidade de visitar Aveiro e conhecer em maior detalhe alguns locais e elementos essenciais da dimensão cultural da cidade e do seu potencial de desenvolvimento. As sessões de trabalho permitiram conhecer casos de estudo das cidades participantes, discutir em conjunto desafios comuns, assim como apresentar projetos que venham a poder concretizar-se através de parcerias europeias entre os membros da rede.

A organização deste encontro internacional incluiu também uma sessão de trabalho aberta para partilha de experiências e de boas práticas sobre Estratégias de Desenvolvimento Cultural nas Cidades e contou com a presença de dois peritos internacionais – Mattjis Maussen (consultor independente especialista em Capitais Europeias da Cultura e Stefan Teisanu (Gestor cultural e diretor do Centro Cultural de Cluj, Roménia).

Após duas reuniões iniciais em Cluj-Napoca, a reunião da Culture Next em Aveiro foi particularmente importante no que diz respeito à definição dos objetivos futuros da rede, nomeadamente ao nível da sua potencial influência na definição de políticas culturais europeias. Por outro lado, o plano de trabalhos desenvolvido e o acolhimento pelo Município de Aveiro foram entendidos pelos demais membros da rede como uma boa prática e um formato a seguir nos próximos encontros, tendo a próxima reunião ficado agendada para Maio de 2019, em Debrecen.

A Rede Culture Next foi fundada em 2017 em Cluj, na Roménia, integra antigas e atuais cidades candidatas a capital Europeia da Cultura e tem como âmbito a partilha de boas práticas sobre estratégias de desenvolvimento cultural nas cidades e a promoção do desenvolvimento de projetos em cooperação e parceria.

carlos martins