Focus Groups debatem todos os subsetores culturais e criativos da cidade

Focus Groups | DR

Focus Groups | DR

O desenho de uma Estratégia Cultural para Aveiro realista, significativa e relevante implica que o tecido cultural e criativo esteja envolvido no processo da sua criação desde o primeiro momento. Por isso mesmo, já foi iniciado o processo de auscultação de agentes dos vários subsetores do sistema cultural e criativo da cidade, através da organização de focus groups temáticos.

A ideia é criar um espaço de diálogo e debate informais dentro de cada subsetor cultural e criativo, com o objetivo de gerar ideias para o fortalecimento de cada setor e de encontrar objetivos gerais e específicos.

Assim, cada focus group é dedicado a um dos oito subsetores identificados como relevantes para a cidade (Artes Plásticas, Audiovisual e Artes Digitais, Dança, Design, Música, Património, Teatro, Turismo Cultural e Criativo) e conta com a presença de agentes identificados durante a fase prévia de Diagnóstico e Mapeamento em oito espaços culturais já trabalhados pelos agentes envolvidos.

Além de estarem presentes todos os subsetores culturais e criativos da cidade, garante-se também a presença de agentes de toda a cadeia de valor do sistema, desde a formação, educação e investigação até à exibição, divulgação e distribuição, passando pela criação, produção e execução. Ao todo, serão ouvidas várias dezenas de agentes culturais e criativos num esforço conjunto e complementar de definição de Projetos Âncora do Plano Estratégico para a Cultura.

carlos martins