Aveiro prepara candidatura a Capital Europeia da Cultura

DR

DR

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) anunciou, no início de junho, os primeiros passos da realização de um Plano Estratégico para a Cultura, com o objetivo de avançar com a candidatura de Aveiro a “Capital Europeia da Cultura 2027”.

"Entendemos necessária e importante a realização do Plano Estratégico para a Cultura com o envolvimento das Associações privadas sem fins lucrativos e dos Agentes Institucionais e Privados que têm atividade na área da Cultura, assim como no processo da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, dado que, embora sob a liderança da Câmara de Aveiro, estes são processos que exigem uma grande abrangência e participação de todos os interessados", refere a nota municipal que acompanhou o anúncio público.

Depois de um processo de auscultação do tecido cultural e de mapeamento dos recursos da cidade e da região, será tempo de apresentar os resultados obtidos, definir prioridades e oportunidades.

Apesar deste ser um processo iniciado pela CMA, toda a comunidade aveirense é chamada a uma participação ativa, que pode começar pela marcação de reuniões com a equipa responsável pelo projeto.

Criada em 1985 pela Comissão Europeia, o projeto Capital Europeia da Cultura é visto como o maior evento cultural da Europa e já abrangeu 58 cidades. Portugal já foi contemplado em três ocasiões: Lisboa em 194, Porto em 2001 e Guimarães em 2012.

Já estamos a trabalhar para Aveiro 2027. Junte-se a nós e caminhe connosco também.

 
 
 
Lourenço Providência