Próxima reunião da Culture Next em setembro

Debrecen.jpg

Os membros da rede Culture Next voltarão a reunir-se em Setembro na Lituânia. O encontro terá lugar entre os dias 25 e 29, distribuindo-se pelas localidades de Klaipeda, Plunge e Neringa (candidatas a Capital Europeia da Cultura em 2022).

Entre os assuntos a debater nessa assembleia estão os métodos de organização para a implementação de estratégias e a cooperação regional, assim como as residências artísticas.

Essa será a quinta reunião desta rede fundada em 2017 em Cluj, na Roménia, e que integra antigas e atuais cidades candidatas a capital Europeia da Cultura. Aveiro faz parte do grupo fundador desta organização, cujo âmbito é a partilha de boas práticas sobre estratégias de desenvolvimento cultural nas cidades e a promoção do desenvolvimento de projetos em cooperação e parceria.

O próximo encontro na Lituânia sucederá ao de Debrecen (Hungria), que decorreu no passado mês de maio e no qual estiveram representadas várias cidades, entre as quais cinco novas aderentes: Oulu (Finlândia), Dublin (Irlanda), Gdansk (Polónia), Belfast (Irlanda no Norte) e Nuremberga (Alemanha).

Na sessão de Debrecen foram definidas as medidas a tomar por cada uma das cidades até ao final de 2020 para tornar a cultura um fator-chave nas suas estratégias de desenvolvimento.

A etapa de Debrecen teve ainda como foco o turismo cultural, tema debatido num evento público que abordou os exemplos locais, os desafios da actualidade e as futuras evoluções deste sector enquanto motor de desenvolvimento urbano.

carlos martins